Postagens

Mostrando postagens de julho, 2010

Planejamento Sala Informatizada

Tema: Jogos Educativos Justificativa: Os alunos estarão trabalhando na sala informatizada com os jogos educativos série educacional. Este programa traz uma série de atividades educativas, abrangendo várias áreas do conhecimento. Objetivos: Respeitar a realidade e especificidades de cada faixa etária. Manipular o teclado e o mouse; Desenvolver a criatividade e coordenação motora; Desenvolver a coordenação visomotora Desenvolver o raciocínio lógico; Conhecer os jogos educativos do programa Linux; Treinar a leitura; Recurso: Sala de Informatica:Utilizar o programa - Série educacional (linux), sites Educativos. O que o aluno pode aprender? Reconhecimento das cores Enfatizar atitudes de tolerância, respeito e cooperação na divisão dos equipamentos durante a realização das atividades; Respeito Mútuo, já que os alunos precisam dividir os computadores; Seguir Regras impostas pelos jogos. Possibilita o equilíbrio entre

Diferenças

O livro "Menina bonita do laço de fita: trabalha as diferenças na educação infantil". O componente curricular desta aula procura trabalhar Artes Visuais, Natureza e sociedade e a linguagem oral e escrita. O tema procura abordar as diferenças ( o respeito e perceber-se diferente dos outros), além de desenvolver a criatividade e levar a criança ao mundo imaginário da história. Sendo que a mesma pode ser contada de várias formas: através de teatro com fantoches , história cantada, deboches etc. Após contar a história pode-se realizar a um debate onde o professor leva o aluno a uma reflexão: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita?, entre outras perguntas. Sabemos hoje que as diferenças estão em toda parte e muitas não são aceitas. O bullyng já esta sendo trabalhado nas escolas pois há a violência psicológica. Hoje não só nas escolas como nos locais de trabalho vem acontecendo o bullyng. A verdade é que precisamos respeitar nossas diferenças, para q

O uso das Tecnologias na Educação Infantil

Desde cedo as crianças possuem contato com as novas tecnologias, seja através de um brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos. Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de idas TICS. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional. O processo de aprendizagem é particular de cada criança, e o mesmo acontece com suas características, maturidade e interesses pessoais. A criança compreende a importância do seu papel na família, na escola e na sociedade, quando é valorizada como ser ativo e autônomo. A educação passa a ser assunto que diz respeito todos os cidadãos. Sendo assim, faz-se necessária a renovação cultural e, sob

A importância de incorporarmos o uso de tecnologias em nossa prática pedagógica

A importância de incorporarmos o uso de tecnologias em nossa prática pedagógica A cada dia que passa, as novas tecnologias vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário. Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constr

"Quem sou como professor e aprendiz?"

"Quem sou como professor e aprendiz?" Sou uma professora que busca idéias, procuro despertar a curiosidade do aluno buscando que os alunos intejam no proceso ensino aprendizagem. Pois através da interação conseguimos construir novos conhecimentos. Busco me aperfeiçoar para que eu poça proporcionar um conhecimento adequado para o aluno. Pois como professores aprendemos a cada dia que passa. Não somos os donos do saber. Através da interação professor x aluno, professor x professor sempre temos algo que possa ser acrescentado ou mudado em nossa maneira de ensinar. Atualmente em sala informatizada quarenta horas procuro despertar o interesse do professor de utilizar a sala informatizada, onde em alguns casos faço o planejamento para o professor utilizar a sala, principalmente de primeira a quarta serie pois sabemos que muitos professores parecem ter “medo da máquina”. Mas sempre procurando conciliar os conteudos que o professor passa para os alunos em sala, para que não fique