Trabalhando as diferenças na educação infantil

"Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"

Arte Visual:O fazer artístico


Natureza e sociedade :

Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Linguagem oral e escrita:

Falar e escutar


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber-se e perceber o outro como diferente;

Respeitar as diferenças;

Desenvolver e potencializar a criatividade




Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O/a  professor/a deve observar a turma em suas relações pensando nas seguintes questões: há crianças que não conseguem interagir com o grupo? Há crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos de brincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Todas essas e outras questões possibilitam ao professor, perceber os preconceitos velados entre nossas crianças




Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento

Leve para a sala de aula uma história para contar às crianças que contemple ou mencione “diferenças”. No caso dessa aula a sugestão é a história “Menina Bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.


A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor. No caso dessa aula, a história foi contada por meio de uma caixa construída só para essa história:

Segundo Momento
Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história. Levante algumas questões para que as crianças possam pensar e verbalizar suas opiniões. Reler o trecho da história   “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E pensava: _ Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela!”.   

Questione as crianças: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Na medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     




Terceiro Momento

Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem. Para complementar essa discussão, pode-se enviar uma atividade para casa em que as crianças perguntarão aos pais com quem eles acham que elas se parecem. Assim com certeza aparecerão muitas respostas interessantes: olho da avó, cabelo do pai, boca da mãe, etc. Os pais podem enviar fotos de seus filhos junto com as pessoas com quem acham que o filho se parece.

Assim que o material chegar em sala o professor deve socializar as descobertas na rodinha ajudando na verbalização das crianças com uma frase do tipo : minha mãe acha que os meus olhos são do ... meu cabelo é parecido com ..., minha boca se parece com ...




Quarto Momento

Proponha também outros registros da história para que as crianças possam brincar:   

1) Para estimular a oralidade e expressão das crianças proponha que confeccionem dedoches para brincarem de teatrinho

As crianças deverão colorir os dedoches e depois você professor, recorta o espaço dos dedinhos. As crianças poderão brincar com eles construindo os diálogos dos dois personagens.




2) Construir de papel machê, ou de outros materiais (pano, garrafinhas, etc.) a bonequinha – “menina bonita do laço de fita” Colocar roupas, cabelos, olhos, boca, etc.




Recursos Complementares

Caixa de história construída pelo professor:

Materiais: caixa de sapato, jornal, grude feito com polvilho (ingredientes: água, polvilho. Misture a água com o polvilho leve ao fogo e deixe cozinhar mexendo sempre. Ao se formar a consistência de um mingau, desligue o fogo e deixe esfriar),

tinta branca para fazer o fundo e tinta da cor principal da história para fazer a base da caixa.  

Modo de construir a caixa:
Quando a caixa de sapato já estiver pronta, xeroque em tamanho maior a história e colora todas as páginas de acordo com as cores originais. Faça uma capa com papel duro (cartão ou panamá), encaderne e coloque em cima da caixa de sapato – não precisa colar o livro à caixa. Coloque dentro da caixinha alguns objetos marcantes da história – no caso da história dessa aula colocamos a bonequinha, um coelhinho, uma xícara com um pires, um potinho escrito tinta preta, um porta retrato com a foto da avó da menina.   A partir daí é só contar a história de um jeito bem gostoso!   




Receita de papel machê:  







Massa de Papel –   Você vai precisar de:




- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)

- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)

- 03 colheres (sopa) de cola branca

- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro

- 01 bacia e 01 peneira


Modo de fazer:
1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água.

2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.

3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira mas não esprema o papel.

4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água

5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar.

6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico.




7- Depois que o objeto estiver totalmente seco, pinte com guache. Se as bordas estiverem muito irregulares, antes de pintar, use uma lixa fininha para consertá-las. Se fôr um pequeno detalhe, serve lixa de unha. 8- Para pintar as áreas maiores, use um pincel grosso. Para pintar pequenos detalhes, use um pincel fino. Quando a tinta secar, aplique uma camada de cola branca ou verniz sobre o objeto.

Avaliação
Professor, para avaliar é importante se fazer perguntas do tipo:        

A criança passou a se perceber como diferente em atitudes e relações com os colegas e com você?

A criança trata os colegas com respeito e valoriza as características que são diferentes das suas próprias?

A criança demonstrou habilidades na expressão oral ao brincar com os dedoches?

Participou de forma criativa da construção de sua própria bonequinha?  




Autor Núbia Silvia Guimaraes Paiva




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

RELATÓRIO DE ARTES JARDIM 1 - alunos que realizaram a atividade