Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas
Relatório de Artes de acordo com a
BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas
O relatório tem o intuito de apontar o desenvolvimento da criança (colocar o nome da criança), em relação a sua
participação, interação e desenvolvimento da aprendizagem no período das aulas
remotas, que em função do isolamento social afetou todas esferas da sociedade,
incluindo as escolas .A avaliação das aprendizagens, frente a este modelo de
aula, aconteceu por meio das atividades de Artes propostas, considerando sua
participação e desempenho individual na realização destas, bem como devolutivas
apresentadas pela criança diariamente através das ferramentas digitais.
A Arte tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o
pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no
processo de aprendizagem.
A Arte propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes
para as práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, para
perceber o mundo em sua complexidade, contextualizar saberes e a interação com
a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo
intercultural.
A Arte está centrada nas seguintes LINGUAGENS: ARTES VISUAIS, DANÇA,
MÚSICA e TEATRO. As linguagens artísticas são consideradas nas suas
especificidades, mas entende-se, também, que as experiências e vivências dos
sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma estanque ou
compartimentada.
A Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO
CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a
singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO,
FRUIÇÃO, REFLEXÃO.
Desta forma, Nome da criança, expressou-
se livremente através dos desenhos, pinturas, colagens, dobraduras e
esculturas, criando suas próprias produções. Demonstrou interessado (a) em
realizar as atividades propostas. Apresentou avanço nas suas potencialidades
individuais durante todo processo. Obteve
o contato com diferentes materiais e técnicas de pintura; Estimulou e
ampliou a coordenação motora;
Explorou diferentes materiais,
texturas e sensações; Desenvolveu a
atenção, a criatividade e a imaginação; Ampliou seu repertório musical; Ampliou e enriqueceu a percepção
auditiva, Explorou ritmos e sons; Acompanhou a música com gestos citados na
música; Obteve através da música noções de ritmo e compasso musical; Ampliou e desenvolveu suas habilidades
manuais; Produziu sua própria obra de
arte; Proporcionamos momentos de manuseio com a tinta guache e
diversos tipos de texturas; Experimentou possibilidades de impressão e efeitos que suas
mãos puderam proporcionar.
Oportunizamos as crianças o contato com a arte, visando o desenvolvimento
da concentração, da criatividade e do lúdico; Despertamos o olhar das crianças para obras de
arte, favorecendo o processo criativo de cada uma delas, Possibilitamos que as crianças expressem e desenvolvam a
capacidade de pensar, falar e criar, tornando-as produtoras de arte, Possibilitamos
através das brincadeiras o processo de
aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e
da criatividade; Desenvolvemos a consciência corporal e espacial, o
equilíbrio e a concentração; Despertamos
o olhar das crianças para obras de arte, trabalhando a ideia de confeccionar seu
próprio brinquedo; Ampliamos o conhecimento de um mundo de cores, sensações e
brincadeiras;
Assino o presente relatório em
conjunto com a equipe pedagógica (nome da instituição), que acompanha todo o
processo de ensino no momento.
Agradecemos a parceria das famílias neste momento difícil, pois sem a
ajuda de vocês seria impossível.
Comentários
Postar um comentário