Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

 

Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

 

O relatório tem o intuito de apontar o desenvolvimento da criança (colocar o nome da criança), em relação a sua participação, interação e desenvolvimento da aprendizagem no período das aulas remotas, que em função do isolamento social afetou todas esferas da sociedade, incluindo as escolas .A avaliação das aprendizagens, frente a este modelo de aula, aconteceu por meio das atividades de Artes propostas, considerando sua participação e desempenho individual na realização destas, bem como devolutivas apresentadas pela criança diariamente através das ferramentas digitais.

A Arte tem como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem.

A Arte propõe o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para as práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, para perceber o mundo em sua complexidade, contextualizar saberes e a interação com a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural.

A Arte está centrada nas seguintes LINGUAGENS: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO. As linguagens artísticas são consideradas nas suas especificidades, mas entende-se, também, que as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma estanque ou compartimentada.

A Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.

Desta forma, Nome da criança, expressou- se livremente através dos desenhos, pinturas, colagens, dobraduras e esculturas, criando suas próprias produções. Demonstrou interessado (a) em realizar as atividades propostas. Apresentou avanço nas suas potencialidades individuais durante todo processo. Obteve  o contato com diferentes materiais e técnicas de pintura; Estimulou e ampliou a coordenação motora;  Explorou  diferentes materiais, texturas e sensações;  Desenvolveu a atenção, a criatividade e a imaginação; Ampliou seu repertório musical;  Ampliou e enriqueceu a percepção auditiva,  Explorou ritmos e sons;  Acompanhou a música com gestos citados na música; Obteve através da música noções de ritmo e compasso musical;  Ampliou e desenvolveu suas habilidades manuais;  Produziu sua própria obra de arte;  Proporcionamos  momentos de manuseio com a tinta guache e diversos tipos de texturas; Experimentou  possibilidades de impressão e efeitos que suas mãos puderam  proporcionar.

Oportunizamos as crianças o contato com a arte, visando o desenvolvimento da concentração, da criatividade e do lúdico;  Despertamos o olhar das crianças para obras de arte, favorecendo o processo criativo de cada uma delas,  Possibilitamos  que as crianças expressem e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-as produtoras de arte, Possibilitamos  através das brincadeiras o processo de aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade;  Desenvolvemos  a consciência corporal e espacial, o equilíbrio e a concentração;  Despertamos o olhar das crianças para obras de arte, trabalhando a ideia de confeccionar seu próprio brinquedo; Ampliamos o conhecimento de um mundo de cores, sensações e brincadeiras; 

   Assino o presente relatório em conjunto com a equipe pedagógica (nome da instituição), que acompanha todo o processo de ensino no momento.

Agradecemos a parceria das famílias neste momento difícil, pois sem a ajuda de vocês seria impossível. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

RELATÓRIO DE ARTES JARDIM 1 - alunos que realizaram a atividade