Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

 

Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

 

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas do segundo semestre. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz-se necessário que a avaliação seja feita mesmo com a participação dos responsáveis e em conjunto com professor. Para tanto a Avaliação do aluno se deu através das fotos e vídeos, com as atividades e devolutivas das mesmas.

De acordo com os campos de Experiências trabalhados, das Aprendizagens alcançadas pela criança no que diz respeito aos conteúdos propostos para este período podemos dizer que através das devolutivas: colocar o nome das atividades que receberam as devolutivas

No que diz respeito aos Direitos de Aprendizagem e desenvolvimento avaliamos o Conviver, o Brincar, o Participar, o Explorar; o Expressar e o Conhecer-se. Dentro do atual Referencial Curricular Municipal, os objetivos de aprendizagem avaliamos por campos de experiências como :eu o outro e o nos, traços, sons, cores e formas, corpo, gestos e movimentos, escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Eu o Outro e Nós: Demostra empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Procura agir de maneira independente com confiança. Age de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. Amplia as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Comunica suas ideias e sentimentos pessoas e grupos diversos. Procura demonstrar valorização das características de seu corpo e respeita as características dos outros tanto crianças como adultos com a quais convive. Manifesta seu interesse e respeito por diversas culturas tanto locais como regionais e os modos de vida. 

Corpo, Gestos e Movimentos: Procura criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Demonstra ter o controle adequado do uso do seu corpo em brincadeiras e jogos. Consegue escutar e recontar as histórias, as atividades artísticas entre outras possibilidades. Cria movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como a dança, o teatro e a música. Tem hábitos de autocuidado relacionados a higiene, na alimentação, no conforto e na aparência. Coordena suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Traços, sons, Cores e Formas: Utiliza sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas. Expressa-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura. Criando suas produções tridimensionais e bidimensionais. Reconhece as qualidades do som, a sua intensidade, a duração, a altura, e o timbre. Utilizando em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Escuta, fala, Pensamento e Imaginação:  Expressa ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivencias, por meio da linguagem oral e escrita espontânea de fotos desenhos e outras formas de expressão. Inventa brincadeiras cantadas, poemas, canções, criando rimas e alterações de ritmos. Escolhe e folheia livros, procurando orientar-se pelos temas e ilustrações, tentando identificar as letras e palavras conhecidas. Reconta histórias ouvidas e planeja coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história. Reconta histórias ouvidas para a produção de reconto escrito tendo o professor como referência. Procura produzir suas próprias histórias orais e escritas, tendo a escrita espontânea como seu suporte em situações com uma função social muito significativa. Levanta hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, procurando recorrer as estratégias de observações gráficas ou de leituras. Seleciona livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto ou para a própria leitura, partindo do seu repertório sobre os textos, como a recuperação da memória, pela leitura das ilustrações. Levanta hipóteses em relação à linguagem escrita , realizando registros de palavras e textos por meio da escrita espontânea.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Consegue estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Procura observar e descrever as mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos da natureza e os fenômenos artificiais. Consegue identificar e selecionar fontes de informações, para responder as questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação, assim como as causas e consequências existentes desses fenômenos, como: as marés, enchentes, enxurradas, neve, geada, granizo e vendavais. Registra observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens como: desenho, registro por números ou escrita espontânea em diferentes suportes. Procura classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Consegue relatar fator importantes sobre o seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade. Relaciona números as quantidades e identifica o antes, o depois e o entre em uma sequência. Expressa medidas de peso, altura, construindo gráficos básicos.

Desenvolveu as atividades com segurança e com a ajuda dos responsáveis. Podemos concluir que esse período a criança demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos.

Agradecemos a participação da família com todo apoio e empenho neste ano de 2020 com essa Pandemia. Sem a ajuda de vocês seria impossível. Desejamos a todos um feliz Natal e Boas Festas.

 

Observações:

Este relatório como está ele será para a criança que atingiu todos os objetivos de aprendizagem.

Para as crianças que atingiram mais ou menos, cabe a professora retirar do relatório o que ele não atingiu   dentro dos campos de experiencias.

Os alunos que não entregaram as atividades será outro relatório

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

RELATÓRIO DE ARTES JARDIM 1 - alunos que realizaram a atividade