Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4
Relatório
Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a)
_____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas
remotas do segundo semestre. Devidas as atuais necessidades impostas pelo
isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz-se necessário
que a avaliação seja feita mesmo com a participação dos responsáveis e em
conjunto com professor. Para tanto a Avaliação do aluno se deu através das fotos
e vídeos, com as atividades e devolutivas das mesmas.
De acordo com os campos de Experiências trabalhados, das Aprendizagens
alcançadas pela criança no que diz respeito aos conteúdos propostos para este
período podemos dizer que através das devolutivas: colocar
o nome das atividades que receberam as devolutivas
No que diz respeito aos Direitos de Aprendizagem e desenvolvimento
avaliamos o Conviver, o Brincar, o Participar, o Explorar; o Expressar e o Conhecer-se.
Dentro do atual Referencial Curricular Municipal, os objetivos de aprendizagem
avaliamos por campos de experiências como :eu o outro e o nos, traços, sons,
cores e formas, corpo, gestos e movimentos, escuta, fala, pensamento e
imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Eu o Outro e Nós: Demostra empatia pelos outros, percebendo que as
pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Procura agir de maneira independente com confiança. Age de maneira
independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e
limitações. Amplia as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de
participação e cooperação. Comunica suas ideias e sentimentos pessoas e grupos
diversos. Procura demonstrar valorização das características de seu corpo e
respeita as características dos outros tanto crianças como adultos com a quais
convive. Manifesta seu interesse e respeito por diversas culturas tanto locais
como regionais e os modos de vida.
Corpo, Gestos e Movimentos: Procura criar com o corpo formas
diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas
situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. Demonstra
ter o controle adequado do uso do seu corpo em brincadeiras e jogos. Consegue
escutar e recontar as histórias, as atividades artísticas entre outras
possibilidades. Cria movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras,
jogos e atividades artísticas como a dança, o teatro e a música. Tem hábitos de
autocuidado relacionados a higiene, na alimentação, no conforto e na aparência.
Coordena suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
Traços, sons, Cores e Formas: Utiliza sons produzidos por
materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de
conta, encenações, criações musicais e festas. Expressa-se livremente por meio
de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura. Criando suas produções
tridimensionais e bidimensionais. Reconhece as qualidades do som, a sua
intensidade, a duração, a altura, e o timbre. Utilizando em suas produções
sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Escuta, fala, Pensamento e Imaginação: Expressa ideias, desejos e sentimentos
sobre suas vivencias, por meio da linguagem oral e escrita espontânea de
fotos desenhos e outras formas de expressão. Inventa brincadeiras cantadas,
poemas, canções, criando rimas e alterações de ritmos. Escolhe e folheia
livros, procurando orientar-se pelos temas e ilustrações, tentando identificar
as letras e palavras conhecidas. Reconta histórias ouvidas e planeja coletivamente
roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a
estrutura da história. Reconta histórias ouvidas para a produção de reconto
escrito tendo o professor como referência. Procura produzir suas próprias
histórias orais e escritas, tendo a escrita espontânea como seu suporte em
situações com uma função social muito significativa. Levanta hipóteses sobre
gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, procurando recorrer as
estratégias de observações gráficas ou de leituras. Seleciona livros e textos
de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto ou para a própria leitura,
partindo do seu repertório sobre os textos, como a recuperação da memória, pela
leitura das ilustrações. Levanta hipóteses em relação à linguagem escrita ,
realizando registros de palavras e textos por meio da escrita espontânea.
Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações: Consegue estabelecer
relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Procura
observar e descrever as mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos da natureza e os fenômenos
artificiais. Consegue identificar e selecionar fontes de informações, para
responder as questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação, assim
como as causas e consequências existentes desses fenômenos, como: as marés,
enchentes, enxurradas, neve, geada, granizo e vendavais. Registra observações,
manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens como: desenho, registro por
números ou escrita espontânea em diferentes suportes. Procura classificar
objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Consegue relatar
fator importantes sobre o seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus
familiares e da sua comunidade. Relaciona números as quantidades e identifica o
antes, o depois e o entre em uma sequência. Expressa medidas de peso, altura,
construindo gráficos básicos.
Desenvolveu as
atividades com segurança e com a ajuda dos responsáveis. Podemos concluir que
esse período a criança demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo
novos conhecimentos.
Agradecemos a
participação da família com todo apoio e empenho neste ano de 2020 com essa
Pandemia. Sem a ajuda de vocês seria impossível. Desejamos a todos um feliz
Natal e Boas Festas.
Observações:
Este relatório como está ele será para a criança que atingiu
todos os objetivos de aprendizagem.
Para as crianças que atingiram mais ou menos, cabe a
professora retirar do relatório o que ele não atingiu dentro dos campos de experiencias.
Os alunos que não entregaram as atividades será outro
relatório
Comentários
Postar um comentário