Repensando a prática - Ensino Híbrido

 

Repensando a prática - Ensino Híbrido


Sabemos que o ensino híbrido é uma mistura do on line as tecnologias e a forma presencial adaptada, fazendo diferente repensando nossas práticas. Então o ensino híbrido não é ead é síncrono. Ensino híbrido também não é ensino remoto. O que tivemos em 2020, sabemos que foi ensino remoto e foi um aprendizado. E falando em ensino híbrido, sendo este  uma mistura de presencial com remoto, é um processo complexo sendo o futuro da educação.

Parte do processo é parecido com EAD, pois temos material na plataforma, mas sabemos que não é tão simples precisamos criar desafios para nosso educando. O professor precisa estar ciente ao híbrido modelo de aulas diferenciadas. As aulas são personalizadas.  O híbrido tem estações, sala de aula invertida e outras.

Como o planejamento é diferenciado sendo tipos de planejamento conforme a metodologia utilizada. A minha preocupação maior seria sobre o que realmente iremos fazer em 2021?

 O ensino remoto emergencial do ano passado, sabemos que pouco os educandos aprenderam. Pois foi emergencial.

Tivemos que nos inventar. E agora o híbrido? Existe uma técnica, existe uma metodologia. Sei também que temos que correr com o tempo.

Diante disto o Ensino híbrido, não é vídeo aulas. Sei que as vídeo aulas foram  bem vindas, mas as vídeo aulas  não podem ser usadas  separadamente. Precisa estar engajada na pratica. E agora?  Para este ano precisa ser diferente, pois se não atingiremos nosso objetivo final.

Teremos que fazer o possível para este momento emergencial, mas para esta implementação vai além somente de delegar o que cada qual irá fazer dentro da escola e sim ter uma formação de todos. Incluindo a comunidade escolar deve estar ciente da proposta pedagógica da escola . precisamos ter uma  preparação para isto. Sabemos que a as tecnologias são usadas como ferramenta nesta modalidade de ensino.

Lidamos com professores (alguns), que não sabem utilizar as tecnologias, professores que ainda estão no método tradicional e isso sabemos que é mundial.

 Sendo o ensino híbrido uma pedagogia diferenciada. Quando falamos em pedagogia diferenciada seria didática, metodologia de ensino, de estrutura e funcionamento. Então essa implementação vai além, passa por diversas dimensões.

 O ensino híbrido sem tecnologia digital, é preciso termos  diagnóstico. São estratégias que precisamos.

 Sabemos quais as competências digitais de nossos professores? Precisamos formar. Precisamos de investimento e repensar os processos pedagógicos. Estratégias de aprendizagens ativas. Precisamos repensar.....

 Então, vai além! Precisamos pensar em Escola x Família x Docente. 

Precisamos de um planejamento estratégico

Claudia Pasold da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

RELATÓRIO DE ARTES JARDIM 1 - alunos que realizaram a atividade