Repensando a prática - Ensino Híbrido
Repensando a prática - Ensino Híbrido
Sabemos que o ensino híbrido é uma mistura do on
line as tecnologias e a forma presencial adaptada, fazendo diferente repensando
nossas práticas. Então o ensino híbrido não é ead é síncrono. Ensino híbrido
também não é ensino remoto. O que tivemos em 2020, sabemos que foi ensino
remoto e foi um aprendizado. E falando em ensino híbrido, sendo este uma mistura de presencial com remoto, é um
processo complexo sendo o futuro da educação.
Parte do processo é parecido com EAD, pois temos
material na plataforma, mas sabemos que não é tão simples precisamos criar
desafios para nosso educando. O professor precisa estar ciente ao híbrido
modelo de aulas diferenciadas. As aulas são personalizadas. O híbrido tem estações, sala de aula invertida
e outras.
Como o planejamento é diferenciado sendo tipos de
planejamento conforme a metodologia utilizada. A minha preocupação maior seria
sobre o que realmente iremos fazer em 2021?
O ensino
remoto emergencial do ano passado, sabemos que pouco os educandos aprenderam.
Pois foi emergencial.
Tivemos que nos inventar. E agora o híbrido? Existe
uma técnica, existe uma metodologia. Sei também que temos que correr com o tempo.
Diante disto o Ensino híbrido, não é vídeo aulas.
Sei que as vídeo aulas foram bem vindas,
mas as vídeo aulas não podem ser usadas separadamente. Precisa estar engajada na
pratica. E agora? Para este ano precisa
ser diferente, pois se não atingiremos nosso objetivo final.
Teremos que fazer o possível para este momento
emergencial, mas para esta implementação vai além somente de delegar o que cada
qual irá fazer dentro da escola e sim ter uma formação de todos. Incluindo a
comunidade escolar deve estar ciente da proposta pedagógica da escola . precisamos
ter uma preparação para isto. Sabemos
que a as tecnologias são usadas como ferramenta nesta modalidade de ensino.
Lidamos com professores (alguns), que não sabem
utilizar as tecnologias, professores que ainda estão no método tradicional e
isso sabemos que é mundial.
Sendo o
ensino híbrido uma pedagogia diferenciada. Quando falamos em pedagogia
diferenciada seria didática, metodologia de ensino, de estrutura e
funcionamento. Então essa implementação vai além, passa por diversas dimensões.
O ensino híbrido
sem tecnologia digital, é preciso termos diagnóstico. São estratégias que
precisamos.
Sabemos quais
as competências digitais de nossos professores? Precisamos formar. Precisamos de
investimento e repensar os processos pedagógicos. Estratégias de aprendizagens
ativas. Precisamos repensar.....
Então, vai além! Precisamos pensar em Escola x Família x Docente.
Precisamos de um
planejamento estratégico
Claudia Pasold da Silva
Comentários
Postar um comentário