O uso das Tecnologias na Educação Infantil

Desde cedo as crianças possuem contato com as novas tecnologias, seja através de um brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos.
Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de idas TICS. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.
O processo de aprendizagem é particular de cada criança, e o mesmo acontece com suas características, maturidade e interesses pessoais. A criança compreende a importância do seu papel na família, na escola e na sociedade, quando é valorizada como ser ativo e autônomo. A educação passa a ser assunto que diz respeito todos os cidadãos. Sendo assim, faz-se necessária a renovação cultural e, sobretudo, uma mudança rápida, face às novas exigências de uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica.

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL publicado 8/05/2009 por Kátia Giovana Viegas Angrezani em http://www.webartigos.com

www.webartigos.com/articles/17833/1/O-USO-DAS-TECNOLOGIAS-NA-EDUCACAO-INFANTIL/pagina1.html

Um exemplo é o GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
  descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
  álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas,
  ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
  geografia: colocar o país no mapa
  jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
  leitura: prática de leitura
  outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...

Atualmente GCompris oferece a assombrosa quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.
http://gcompris.net/-pt-br-

Comentários

  1. Olá!!
    Muito obrigada por ter publicado o meu artigo no seu BLOG.

    Um abraço!!!

    Kátia Angrezani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório Educação Infantil de Acordo com a BNCC Jardim 3 e 4

Relatório de Artes de acordo com a BNCC educação Infantil jardim 1, jardim 2, jardim 3 e jardim 4 que realizaram as atividades remotas

RELATÓRIO DE ARTES JARDIM 1 - alunos que realizaram a atividade